Uma vez que os aviões militares não seriam necessários numa economia baseada nos recursos, a ênfase da pesquisa aeronáutica seria deslocada para aeronaves de emergência médica e de transporte. Um exemplo disso é a aeronave da imagem acima designada por DAV (Descolagem e Aterragem Vertical) que, com três turbinas sincronizadas, permite uma manobralidade excepcional.
Aeronaves com desenho exterior em forma de delta e controladas por meios electrodinâmicos eliminam a necessidade de ailerons, elevadores de profundidade, lemes, flaps, ou qualquer outro meio de comando mecânico. Para além de melhorarem a manobralidade e as características aerodinâmicas dos aparelhos, esta tecnologia inovadora funciona ainda como sistema anti-gelo. Na eventualidade de uma aterragem de emergência o combustível é ejectado para prevenir incêndios.
As aeronaves DAV (Descolagem e Aterragem Vertical) transportam passageiros e carga através do uso colunas de ar produzidas por um vórtice em anel. O helicóptero na figura em cima ao meio tem um centro estacionário à volta do qual os rotores são propulsionados por motores localizados nos seus extremos. Estes aparelhos são propulsionados por uma variedade de técnicas, desde hélices manobráveis a jactos vectoriais. São concebidos para combinar a maior parte das características das aeronaves de asas fixas, helicópteros e plataformas voadoras.
As viagens transcontinentais são asseguradas por estes avançados aparelhos e pelos comboios de alta velocidade de levitação magnética que vimos antes, ambos integrados num sistema de transportes a nível mundial.
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