10 de março de 2011

Toys are us que pagamos os impostos para esta canalha esbanjar!

O semanário «Expresso» publica, este sábado, documentos libertados pelo site Wikileaks que envolvem Portugal. Nos documentos são feitas duras críticas ao ministério da Defesa português, que acusam de comprar armamento por uma questão de orgulho, não importa ser útil ou não.

Mas são mais as críticas a Portugal, enviadas para a Casa Branca. Num telegrama secreto de seis páginas pode ler-se que «as vontades e acções do ministério da Defesa português parecem ser guiadas pela pressão dos seus pares e pelo desejo de ter brinquedos caros. O ministério compra armamento por uma questão de orgulho. Não importa se é útil ou não».

O telegrama onde constam tais afirmações foi enviado para Washington em Março de 2009 pelo então embaixador dos Estados Unidos em Lisboa. Faz parte do pacote de 722 documentos que envolvem Portugal libertados pelo site Wikileaks e que o «Expresso» publica. Os telegramas falam ainda em críticas a toda a estrutura militar e o então ministro da Defesa, Severiano Teixeira é descrito como «fraco e com pouca influência dentro do governo».

O actual ministro da Defesa, Augusto Santos Silva já condenou a publicação dos documentos e acrescenta que não comenta documentos confidenciais.

Mas não é só sobre o ministério da Defesa que incidem estes polémicos documentos. Outro telegrama divulgado escrito em Dezembro de 2008 refere um alegado plano dos Estados Unidos para dominar a Fundação luso-americana (FLA) e afastar o então presidente Rui Machete. O documento diz que este «obteve o cargo como prémio de consolação» e que «tem sido há muito crítico dos estados unidos».


Notícia aqui.

O Mário Soares bem pode limpar as mãos à parede com os seus amigos americanos a quem escancarou as portas em 1975.

Sem comentários: