3 de junho de 2009

"Desenhando o Futuro" por Jacque Fresco. Sexto Capítulo.

Aproveitamento Energético das Correntes Submarinas.


Estas estruturas submarinas desviam uma porção das correntes submarinas através de turbinas para gerar energia eléctrica limpa do ponto de vista ambiental. As turbinas são de rotação lenta e seriam equipadas com separadores centrífugos e deflectores para que não fosse afectada a vida marinha.

Barragem do Estreito de Bering.


Um desenvolvimento de grande importância no futuro seria a construção de uma ponte terrestre, servindo simultaneamente de barragem, ou um túnel através do Estreito de Bering, entre a Ásia e a América do Norte, que poderia gerar energia eléctrica, para além da possibilidade de recolher e processar produtos marinhos, num circuito de aproveitamento alimentar. Por baixo e por cima da superfície do oceano haveria túneis para o transporte de passageiros e carga e condutas possantes poderiam canalizar água fresca dos icebergs em fusão para outras partes do mundo. Esta estrutura de grande dimensão possibilitaria não só uma ligação física entre continentes, mas também um grande ponto de encontro para trocas sociais e culturais.

Centrais de Energia Geotérmica.



A energia geotérmica, após melhoramentos ainda necessários na tecnologia de conversão, pode assumir um papel mais proeminente na redução da ameaça do aquecimento global. Facilmente disponibilizada em muitas regiões do globo, esta fonte de energia poderia por si só fornecer energia limpa para os próximos mil anos de existência da Terra.

Sem comentários: