22 de agosto de 2009

Não confundir a obra-prima do mestre com a prima do mestre de obras...

Os especialistas dizem que a Loja Mercúrio, da Grande Loja Regular de Portugal (GLRP), é das mais influentes no universo maçónico nacional. É certo que não integra a maior obediência da Maçonaria portuguesa - o GOL (Grande Oriente Lusitano) - mas entre os seus efectivos contam-se personalidades que têm a obrigação de estar muito bem informadas sobre o que de mais importante se passa em Portugal. Por exemplo: Jorge Silva Carvalho, chefe de gabinete do chefe máximo dos serviços secretos portugueses, Júlio Pereira, secretário-geral do SIRP (Serviços de Informação da República Portuguesa). É nessa loja maçónica que "milita" também Rui Paulo Figueiredo, 38 anos, assessor jurídico do primeiro-ministro e, ao que parece, responsável, segundo a Presidência da República (citada pelo Público) por ter parecido demasiado curioso numa viagem de Cavaco à Madeira, cuja comitiva integrou, acompanhando o ministro Pedro Silva Pereira. Rui Paulo Figueiredo - que o DN não conseguiu contactar - é licenciado em Direito e especialista em marketing. Além do mais, cultiva amizades com o lobby pró-americano de Lisboa, presidindo ao Instituto Transatlântico Democrático e colaborando com a FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento). Sendo militante do PS, foi notícia em Janeiro de 2007, quando substituiu Manuel Maria Carrilho na vereação de Lisboa.

In Diário de Notícias de Quinta-feira, 20 de Agosto de 2009.

O que vos posso dizer é que um verdadeiro Maçon nunca se faria de convidado a uma mesa onde não é bem-vindo. É uma falta de ética e de verticalidade que não se coaduna com quem se ocupa a lapidar a pedra bruta. E por falar em coisa bruta, espreitem aqui o "regular" de quem se fala acima... Ou seja, mais vale ser irregular!

6 comentários:

Maria disse...

Bom Dia

Não, não ando a ler Lobo Antunes. Já li muito deste Sr. na altura em que lê-lo era um prazer (à data da Memória de Elefante e afins). Actualmente acho-o demasiado amargurado para o meu gosto e ja me chegam as minhas crises.

Acresce o facto de eu nos últimos 6 anos ter lido muito pouca coisa que não fosse direito. Continuei a comprar livros mas estão todos em espera.

Mas porque perguntas?


Beijo

vermelho disse...

Eu também! Li tudo até ao "Não entres tão depressa por essa noite escura" (acho que é este o título), que já não li, mas adorei todos os outros e devorava-os porque a certa altura pareciam escritos por mim, tal era a identificação com aquela prosa. Tu com o Direito e eu com a legislação, que surge tipo diarreia... Também tenho uma série deles à espera...
Não perguntei por nada especial. O ritmo da tua prosa provocou-me um "click" no cérebro que me levou directamente a ele. A mim aconteceu-me o mesmo, dava por mim a escrever como ele. Mas acertei e isso deve significar que alguma coisa lá está...
Beijo na testa.

Maria disse...

Bem, é sempre bom conhecer quem trabalhe com a malfadada legislação deste país. Só Processo Civil é uma anedota...

Quanto ao Lobo Antunes estamos em sintonia. Li-lhe os primeiros e depois disso perdi a paciência. Mas eu leio de tudo. O preferido? Eça. O livro da minha vida, são vários mas se tivesse que escolher só um: Um homem não chora de Luís de Sttau Monteiro.

Tenho saudades de ler, mas a esta altura do campeonato só dá Pamplona Corte Real.

:) E sim, nós também somos o que lemos.

bj

vermelho disse...

Pamplona Corte Real! Essa não conhecia. Tu és demais.
Bons sonhos e um beijo na testa.

Maria disse...

O Prof Pamplona Corte Real é só uma das sumidades do direito da família e sucessões em Portugal. O Homem escreveu a merda do manual há colhões mas, na clássica, ainda é por ali que tens de estudar e saber as doutrinas e as teorias e canário que os coma.

:)

vermelho disse...

Hum... Tipo Orlando de Carvalho em Coimbra, já estou a ver.
Beijo na testa.