18 de junho de 2009

"Desenhando o Futuro" por Jacque Fresco. Sétimo Capítulo.

Transporte.

Quando se mostrar necessário viajar para fora da cidade, veículos guiados por computador preparados para terra, mar, ar e espaço poderão transportar tanto passageiros como carga. Para obter uma movimentação rápida dos passageiros em terra e ao atravessar viadutos, pontes e túneis serão utilizados comboios de alta-velocidade que cobrem rapidamente grandes distâncias e que substituem eficientemente a grande maioria dos transportes aéreos. Alguns compartimentos de passageiros das unidades de transporte podem ser transferidos do comboio em movimento, o que elimina os tempos de espera nas estações intermédias. Vagões circulantes na linha-férrea, no mar e submarinos tratarão de resolver a maior parte do transporte de carga. Muitas das unidades de transporte terão componentes destacáveis e serão munidas com contentores standardizados, o que facilita a sua transferência.

Nas cidades, vários tipos de escadas-rolantes, elevadores e teleféricos podem ser concebidos para se movimentarem em todas as direcções, incluindo na vertical ao longo das fachadas dos edifícios, podendo ser interligados com outros sistemas de transporte que possam também chegar às habitações de cada um.

Muitas das unidades de transporte mais pequenas destinadas a pessoas podem ser operadas através da voz e, quando o comando pela voz não se revelar prático ou possível, podem ser utilizados métodos alternativos como os teclados. Sem o controlo das grandes corporações sobre a construção de automóveis, cujo único fim é o lucro puro, todos os sistemas de transporte podem ser projectados como modulares, em constante actualização e equipados com os últimos avanços da tecnologia.

Sem comentários: