13 de março de 2009

"Desenhando o Futuro" por Jacque Fresco. Terceiro Capítulo.

Utilizando o Método Científico


Que temos nós aqui?

Enquanto a pesquisa científica não era ainda utilizada ou conhecida, os seres humanos não podiam compreender a sua relação com o mundo físico, pelo que inventavam as suas próprias explicações. Essas explicações tinham uma tendência geral para serem simplistas e, em alguns casos, até prejudiciais. Se por exemplo soubermos que se aproxima da costa um maremoto, que dará origem a uma onda gigante, e optarmos por ficar na praia a rezar em vez de fugirmos, esta atitude poderá fazer a diferença entre a nossa sobrevivência ou a nossa morte. Era crença comum que as grandes pragas e as pestes se tratavam de retribuições furiosas de um Deus zangado com a humanidade, mas o método científico veio a provar que muitas dessas pestes devastadoras eram transportadas por ratos e piolhos e provocadas por germes.


Não se trata de desprezo dos cientistas por esses assuntos ou possibilidades (como a intervenção divina), mas simplesmente porque a sua aceitação das ideias requer regras mais sofisticadas e métodos de pesquisa menos falíveis.


O método científico ajuda assim a reduzir a margem de erro, o preconceito e as noções pré-concebidas sobre todos os assuntos. O método requer também que as afirmações dele resultantes sejam verificadas exaustivamente e que os pesquisadores encontrem através da experimentação aquilo que está certo e o que não está. Os cientistas fazem a si próprios a seguinte pergunta: “Que temos nós aqui?” e só depois avançam para a experimentação que lhes permitirá determinar a natureza e características do mundo físico.


Para total independência de resultados, o processo requer ainda que as experiências sejam verificadas por terceiros que devem chegar aos mesmos resultados. Um dos maiores desenvolvimentos da ciência foi a percepção de que não é possível obter respostas para os problemas apenas de forma intuitiva. São necessários meticulosos e esforçados trabalhos, assim como tempo de investigação, para chegar a soluções e respostas que podem ter muitas desilusões pelo caminho até se atingirem novas descobertas.

Sem comentários: