22 de outubro de 2008

Carl Sagan: a pale blue dot.

Lapidar este vídeo realizado sobre registo áudio do próprio Carl Sagan.

Carl Edward Sagan (Nova Iorque, 9 de novembro de 1934 - Seattle, 20 de dezembro de 1996). Cientista, Astrónomo e Biólogo norte-americano, foi consultor e conselheiro da NASA (na decáda de 1950), Prémio Pulitzer com "Dragões do Éden" (em 1978) e ficou conhecido mundialmente por apresentar a série de televisão "Cosmos" (de 1980, em 13 capítulos e vencedora de um Emmy). Em 1960 obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia. Foi um excelente divulgador da ciência (considerado mesmo por muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu). Ateu convicto, foi um dos rostos visíveis da Maçonaria mundial.

Algumas citações:

"Mesmo um exame superficial da história revela que nós, seres humanos, temos uma triste tendência para cometer os mesmos erros repetidas vezes. Temos medo dos desconhecidos ou de qualquer pessoa que seja um pouco diferente de nós. Quando ficamos assustados, começamos a ser agressivos para as pessoas que nos rodeiam. Temos botões de fácil acesso que, quando carregamos neles, libertam emoções poderosas. Podemos ser manipulados até extremos de insensatez por políticos espertos. Dêem-nos o tipo de chefe certo e, tal como o mais sugestionável paciente do terapeuta pela hipnose, faremos de bom grado quase tudo o que ele quer - mesmo coisas que sabemos serem erradas."

in "O Mundo Infestado de Demónios"

“É de interesse notar que enquanto se registou que alguns golfinhos aprenderam a falar inglês (mais de 50 palavras usadas em contexto adequado), não houve ainda nenhum registo de um ser humano que tenha aprendido a falar golfinhez.”

“Um extra-terrestre que acabe de chegar à terra, e que faça um escrutínio daquilo que apresentamos às nossas crianças na televisão, rádio, filmes, jornais, revistas, bandas desenhadas e muitos livros - facilmente concluiria que fazemos questão de lhes ensinarmos assassínios, violações, superstições, credulidade e consumismo.”

"A química que produz a vida é reproduzida facilmente por todo o cosmos. Parece improvável que sejamos os únicos seres inteligentes. É possível mas improvável!"

"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências, baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar".

"A ciência não é apenas compatível com a espiritualidade, ela é uma profunda fonte de espiritualidade."

"Um clero celibatário é uma ideia especialmente boa porque ela tende a suprimir qualquer tendência hereditária do fanatismo".

in "Contacto"

Sem comentários: