11 de setembro de 2008

Tiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimber!

Não resisti! Apesar das considerações tecidas acerca das músicas e do peso das mesmas na página, não resisti à colocação deste vídeo que considero simplesmente fabuloso e que tem a ver, com lenha... Trata-se de um álbum de 1997 (Coldcut - Let us play), mas com uma actualidade cada vez mais inquietante pela destruição continuada e imparável de florestas pelo mundo fora.

Só a Floresta Amazónica abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares (aproximadamente a área de 20 campos de futebol!) por minuto, 30 mil hectares por dia e 8 milhões de hectares por ano. Com este processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer ainda identificadas pelo homem, desapareceram da Amazónia. Sobretudo a partir de 1988, desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das conseqüências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusivamente alterar o clima do planeta.

É a verdadeira barbárie contra o nosso planeta e, sobretudo, contra quem lá vive. Arara, Bororo, Gavião, Katukina, Kayapó, Kulína, Marubo, Sateré - Mawé, Tenharim, Tikuna, Tukâno, Wai-Wai e Yanomami são as tribos indígenas ameaçadas e a quem andamos literalmente a destruir a casa. É o verdadeiro paradigma da riqueza e luxo do hemisfério Norte à custa da pobreza e destruição no hemisfério Sul.

Agora, imaginem que a nossa Constituição é a Floresta Amazónica...



Sem comentários: