25 de janeiro de 2011

Wikileaks revela corrupção entre altos dirigentes israelitas.

Segundo um telegrama datado de 14 de junho de 2006, obtido pela Wikileaks e que o jornal norueguês Aftenposten publicou, as companhias norte-americanas pagavam enormes quantidades de dinheiro para permitir que os seus artigos entrassem em Gaza.


Os subornos terão ocorrido ainda antes de o movimento islamita palestiniano Hamas ter assumido o poder na Faixa de Gaza, em 2007, e do Estado de Israel ter imposto um bloqueio económico àquele território.


No telegrama é mencionado que "Nos finais de maio, 34 navios cargueiros de bens americanos, contendo cerca de 1,5 milhões de euros, estiveram à espera três a quatro meses para entrar em Gaza".


Neste esquema de corrupção estavam envolvidos altos dirigentes israelitas. O documento revela que "A corrupção estende-se pela administração de Karni[i]e envolve empresas de logística que trabalham para autoridades civis e militares no terminal". De acordo com documentos diplomáticos secretos dos Estados Unidos, também obtidos pela Wikileaks, um general israelita admitiu a existência de corrupção nos principais postos de fronteira.


Conforme é revelado nos documentos obtidos pela Wikileaks, as " alegações de corrupção em Karni têm um longo histórico". Os subornos cobrados pelas autoridades israelitas ascendiam a um valor cerca de 75 vezes superior ao pagamento de taxas normais.


Notícia aqui.

Como se já não bastasse isto.

Sem comentários: