22 de março de 2010

"Desenhando o Futuro" por Jacque Fresco. Nono Capítulo.

Cargueiro Modular e Cidades no Mar


O cargueiro modular da imagem acima, zarpando de uma cidade no mar, consiste num navio com secções destacáveis que podem ser rapidamente carregadas ou descarregadas. O número de secções é variável e depende da quantidade de carga que vai ser transportada. Na situação em que todos os módulos se encontram ligados entre si, eles são movidos como uma unidade e, quando a mercadoria chega ao seu destino, os módulos seleccionados podem ser destacados dessa unidade e rebocados para as respectivas docas.

Apartamentos nas Cidades no Mar


Através de janelas submarinas de grandes dimensões é permitido aos ocupantes visualizarem as maravilhas deste ambiente peculiar com absoluto conforto. Mediante uma cadeira computorizada podem ainda comunicar com golfinhos e outras formas de vida marinha.

Cúpulas Marinhas Flutuantes


Estas cúpulas marinhas flutuantes, impossíveis de afundar, são ideais para aqueles que preferem o ambiente único da vida ao largo da costa ou em ilhas. Na eventualidade de serem atingidas por condições atmosféricas especialmente adversas, podem facilmente ser rebocadas para a costa e montadas em estruturas elevadas relativamente à linha média das águas. Estão também equipadas com compartimentos retrácteis que podem cobrir e proteger o convés exterior.


Painéis Solares no Mar


Nas cidades flutuantes ou nas plataformas o vento é aproveitado por poderosas turbinas para produzir energia eléctrica. Os painéis solares, que complementam essas turbinas eólicas, encontram-se na maioria dos conveses superiores, mas também podem ser encontrados em pleno mar.

Aquacultura Marinha


A aquacultura marinha, entendida como a produção planificada de colheitas marinhas de plantas, assim como as comunidades de piscicultura, são estruturas concebidas para albergar mais do que um tipo de vida marinha. Muitas destas comunidades mantêm um equilíbrio entre espécies através de relações simbióticas, enquanto procuram, simultaneamente e tanto quanto possível, manter as condições naturais de vida dessas espécies.


Sem comentários: