22 de agosto de 2009

Direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores.

"Artigo 54º. Comissões de trabalhadores.
1. É direito dos trabalhadores criarem comissões de trabalhadores para defesa dos seus interesses e intervenção democrática na vida da empresa.
2. Os trabalhadores deliberam a constituição, aprovam os estatutos e elegem, por voto directo e secreto, os membros das comissões de trabalhadores.
3. Podem ser criadas comissões coordenadoras para melhor intervenção na reestruturação económica e por forma a garantir os interesses dos trabalhadores.
4. Os membros das comissões gozam da protecção legal reconhecida aos delegados sindicais.
5. Constituem direitos das comissões de trabalhadores:
a) Receber todas as informações necessárias ao exercício da sua actividade;
b) Exercer o controlo de gestão nas empresas;
c) Participar nos processos de reestruturação da empresa, especialmente no tocante a acções de formação ou quando ocorra alteração das condições de trabalho;
d) Participar na elaboração da legislação do trabalho e dos planos económico-sociais que contemplem o respectivo sector;
e) Gerir ou participar na gestão das obras sociais da empresa;
f) Promover a eleição de representantes dos trabalhadores para os órgãos sociais de empresas pertencentes ao Estado ou a outras entidades públicas, nos termos da lei."

Fuoooooooooooda-se!!! Por onde querem começar? Intervenção democrática na vida da empresa? Intervenção na reestruturação económica por forma a garantir os interesses dos trabalhadores? Receber todas as informações necessárias ao exercício da sua actividade? Exercer o controlo de gestão nas empresas (esta então dá para dobrar a rir, ou a chorar...)? Tudo letra morta! Tudo a pedir revolução!

Sem comentários: