12 de agosto de 2009

"Desenhando o Futuro" por Jacque Fresco. Sétimo Capítulo.

As casas.
A arquitectura e os edifícios individuais para habitação das cidades evoluem de forma completamente diferente das casas construídas no passado. Com a aplicação inteligente de tecnologias mais humanas, pode ser obtida uma grande variedade de habitações individuais únicas. Os seus elementos estruturais são flexíveis e coerentemente dispostos para melhor servir as preferências individuais. Estas casas pré-fabricadas modulares, contendo esse elevado grau de flexibilidade, podem ser montadas em qualquer local que possamos imaginar tal como florestas, no topo de montanhas ou até em ilhas remotas.

Todas estas moradias são modelos de energia auto-suficientes, com os seus próprios geradores térmicos e concentradores de calor, assim como painéis fotovoltáicos montados no revestimento exterior e nas janelas. As janelas térmicas, que suavizam a luz solar excessiva através da interposição de padrões variáveis de sombreamento, são outra das inovações introduzidas para incremento do conforto interior. Todas estas possibilidades são escolhidas pelo utilizador final e conseguem por si só fornecer energia mais do que suficiente para operar todas as necessidades caseiras, desde a iluminação até ao aquecimento.



As casas são pré-fabricadas com um novo tipo de betão reforçado e pré-esforçado dotado de um revestimento flexível cerâmico, pelo que são edifícios à prova de fogo, com baixa manutenção e impermeáveis às intempéries. A sua estrutura exterior pode ser fabricada em massa numa questão de horas e as suas características físicas garantem um mínimo estrago face a possíveis terramotos e furacões.

2 comentários:

Maria disse...

Eu posso ficar com a 2ª do primeiro leque de fotos!

vermelho disse...

A que quiseres! Por acaso também é aquela que mais me agrada...
Beijo na testa.