23 de março de 2009

Ser carneiro é que é bom!

A RTP cedeu ao apelo dos partidos da Oposição e retirou do ar o anúncio de promoção da manhã informativa da Antena 1, que ontem foi alvo de polémica no Parlamento. A estação pública explicou, em comunicado, que o spot faz parte de um conjunto de três filmes de autopromoção mas que, “tendo em consideração as diferentes interpretações, o Conselho de Administração da RTP decidiu retirá-lo da emissão”. No anúncio em causa, no ar na RTP 1 desde 26 de Fevereiro, a subdirectora da Antena 1, Eduarda Maio, informa um condutor que está parado no meio do trânsito devido a uma manifestação. E diz que é contra ele e 'contra quem quer chegar a horas'. Os partidos da oposição PSD, CDS-PP, BE e PCP só ontem viram o spot na internet e logo exigiram que o mesmo saísse do ar. 'É um atentado contra a liberdade de expressão e de manifestação contemplados na Constituição', disse ao CM o deputado social-democrata Luís Campos Ferreira, que pediu ainda 'a demissão da direcção da rádio e uma resposta da tutela por se tratar de um acto de gestão'. Também os sindicalistas da CGTP se manifestaram contra o anúncio e apresentaram queixa ao Conselho de Opinião da RTP, aos provedores da rádio e TV e à ERC. O regulador vai apreciar as queixas sobre o anúncio.
Notícia aqui.
Tenho de confessar que me chamou logo a atenção a frase da Eduarda Maio, pessoa que até prezo, da primeira vez que vi o dito anúncio. Lembro-me também de pensar: olha-me esta gaja a que eu até achava piada armada em pastora da carneirada! Sim, porque a leitura que se fazia do spot televisivo era precisamente essa: quem se manifesta, para além de fazer com que os outros se atrasem para o trabalho, ou trabalhinho, fá-lo para desestabilizar e para prejudicar os restantes... É incrível como subrepticiamente tentam passar estas mensagens perfeitamente acéfalas para serem consumidas por uma vasta horda de carneiros em que se está a transformar placidamente a nossa sociedade. Já bem basta que me digam: ah, eu não faço greve porque preciso do dinheirinho... Foda-se! Não precisamos todos? E quem luta pelos nossos interesses e direitos? O Governo? Mmmméeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!

Sem comentários: