16 de outubro de 2008

O que se pode fazer com 700 mil milhões de dólares?!


Muitas pessoas ficam confusas ao verem números com mais de seis zeros. Pudera! A dádiva proposta pelo governo Bush/Paulson e aprovada pelo Congresso dos E.U.A. para evitar bancarrotas em série, tão grandes como a do banco Lehman Brothers, tem 11 zeros. Este montante, para além de salvar banqueiros insolventes e especuladores, poderia ser utilizado em muitas outras coisas mais prementes. A revista Spiegel Online elaborou uma lista de possibilidades. Eis algumas delas:

1-Pagar o salário médio anual a 22 milhões de pessoas nos Estados Unidos. De acordo com o Departamento do Trabalho dos EUA, o pagamento médio por uma semana de trabalho foi de 612 dólares em Agosto último. Medida social logo, não interessa.

2-Estabelecer nos E.U.A. uma cobertura de saúde universal, um objectivo que até agora foi constantemente evitado pelos políticos. O governo poderia financiar até seis anos de seguro de saúde para cada um e todos os ciadadãos dos Estados Unidos. Medida social logo, não interessa. Só tem direito à saúde com alguma qualidade quem tem dinheiro para isso. Os outros que se fodam!

3-Comprar um sistema de comunicações uniforme para todos os serviços de emergência médica dos E.U.A., que é urgentemente necessário, mais de 47 vezes. Estimativas estabelecem o preço de um tal sistema em torno dos 15 mil milhões de dólares. Medida social logo, não interessa.

4-Construir diques de defesa contra as cheias em torno de Nova Orleães. O projecto poderia na realidade ser pago mais de uma centena de vezes (100!). Desde o Furacão Katrina, o governo gastou cerca de 7 mil milhões de dólares em tais esforços. São quase todos pretos logo, não interessa.

5-Comprar a Dinamarca, sim o país, duas vezes ou Portugal três vezes. Este está mesmo à venda... O PIB português de 2007 foi de 162.756,1 milhões de euros, o que equivale a 233.805 milhões de dólares à cotação actual. 700 mil milhões de dólares é suficiente para financiar as economias de países inteiros. A soma considerada pelo Congresso é mais do que o dobro do produto interno da Dinamarca, o qual em 2007 foi cerca de 312 mil milhões de dólares.

6-Financiar todo o orçamento nacional da Alemanha durante mais de um ano. Projecções estabelecem o orçamento nacional da Alemanha para 2009 em 288 mil milhões de euros, os quais, às actuais taxas de câmbio, resultam em cerca de 420 mil milhões de dólares. Com aquela soma de dinheiro seria possível financiar o país durante 1,6 anos.

7-Combater a fome e a pobreza em África durante 10 anos (uma década!), aplicado em programas da O.N.U.. De acordo com o secretário-geral da O.N.U., Ban Ki-Moon, o continente precisa de 72 mil milhões de dólares por ano para ajuda ao desenvolvimento.

8-Financiar todas as operações de "inteligência" dos E.U.A. (ao todo 16 agências) durante 15 anos. Actualmente o custo anual somado das mesmas, incluindo 100 mil empregados, sistemas de comunicações, equipamento de reconhecimento e armas totaliza cerca de 44 mil milhões de dólares.

9-Lançar múltiplos "New Deals". Franklin Dellano Roosevelt ficaria verde de inveja. O seu "New Deal" da década de 1930 para combater o "crash" bolsista e a fome que assolou os Estados Unidos, inigualável até agora como programa de crescimento, poderia ser financiado muitas vezes mais. Segundo o Wall Street Journal, os investimento de infraestrutura do programa custariam cerca de 250 mil milhões em dólares de hoje. Estes investimentos ajudaram a construir ou renovar 8 mil parques, 40 mil edifícios públicos e 71 mil escolas. Medida social logo, não interessa.

10-Salvar a Terra (a Terra senhores, o nosso planeta, ao invés de bancos gananciosos). Esta é pelo menos a opinião de M. A. Sanjayan, cientista principal do grupo de protecção ambiental "The Nature Conservancy". Embora os dados dos institutos de investigação variem consideravelmente quanto à quantia precisa que seria necessária para pôr o ambiente de novo numa base saudável e sustentável, todos concordam em que 700 mil milhões de dólares dava para um longo caminho nesse sentido.

11-Permanecer no Afeganistão e no Iraque por mais sete anos (chiça penico!). Os números de Washington mostram quão absurdamente caras podem ser as guerras. Desde a invasão do Iraque, os E.U.A. gastaram aproximadamente 648 mil milhões de dólares na guerra, o que foi aguentando uma economia baseada precisamente na guerra e sua logística. A níveis actuais de despesa, 700 mil milhões de dólares seriam suficientes para travar as guerra no Iraque e no Afeganistão durante mais sete anos. Definitivamente não interessa!

12-Voar para a Lua (a sério...) em quatro missões diferentes de vôos tripulados. O programa Apolo da N.AS.A. durante a década de 1960 (o tal que ainda hoje não temos a certeza de ter sido a sério...), custou cerca de 164 mil milhões em dólares de hoje. O dinheiro também poderia comprar sete estações internacionais no espaço.

Os números estão à vista e só não vê quem não quer, indo o meu destaque directamente para a hipótese nº 7. Não dês o peixe, ensina a pescar.
É ou não pornográfico aquilo que se passa na Aldeia Global? Hardcore 1º escalão!

Texto adaptado daqui.

Sem comentários: