31 de outubro de 2008

Movimento Zeitgeist: o futuro da humanidade começa aqui!




O Movimento Zeitgeist não é um movimento político. Não reconhece nações, governos, raças, religiões, credos ou classes. O nosso entendimento do mundo actual conclui que esses são conceitos falsos, anacrónicos e que estão longe de serem factores positivos para um verdadeiro crescimento do colectivo humano e do seu potencial. As suas bases assentam na divisão do poder e na estratificação, sem unidade nem igualdade, que é o nosso objectivo primordial. Sendo importante perceber que tudo na vida se encontra em natural e contínua progressão, devemos também reconhecer que a espécie humana tem a capacidade de drasticamente atrasar ou paralizar esse progresso, através de estruturas sociais que estão desactualizadas, são dogmáticas, ou que estão em desacordo e desrespeito com a própria natureza. O mundo que conhecemos hoje, preenchido de guerras, corrupção, elitismo, poluição, pobreza, doenças epidémicas, abusos sobre os direitos humanos, desigualdades e crimes, é o resultado desta paralisação no progresso desejável da humanidade.


Este movimento centra-se na consciência, no estabelecimento de um progresso evolucionário fluído, tanto pessoal, como social, tecnológico e espiritual. Ele reconhece que a espécie humana se encontra num caminho natural para a unificação, que deriva da consciência comum de conhecimentos fundamentais e empíricos de como a natureza funciona e se comporta, e de como nós, enquanto humanos, nos encaixamos e fazemos parte desse devir universal a que chamamos vida. Enquanto este caminho não existe e não é palpável, é sistematicamente obstaculizado e não reconhecido como válido pela larga maioria das pessoas, que desta forma perpetuam modos de conduta e de organização social anacrónicos, degenerativos e estagnantes. É esta irrelevância e apatia intelectuais que o Movimento Zeitgeist espera ultrapassar através da educação e da acção social.


O objectivo é rever a sociedade mundial de acordo com os conhecimentos de ponta actuais, a todos os níveis, não só criando consciência das possibilidades sociais e tecnológicas para um mundo melhor, por muitos consideradas impossíveis de implementar ou como sendo contra a natureza humana, mas também fornecendo meios para ultrapassar os elementos da sociedade que perpetuam os já referidos sistemas anacrónicos de organização social.


Uma importante associação de pessoas que já trabalham no assunto, da qual derivam muitas das ideias deste movimento, é o Projecto Vénus, dirigido pelo Engenheiro Social e Designer Industrial Jacque Fresco, que trabalhou praticamente toda a sua vida na criação das ferramentas necessárias para delinear um mundo que poderia eventualmente erradicar a guerra, a pobreza, o crime, a estratificação social e a corrupção. As suas noções e conceitos não são nem radicais nem complexos, nem impõem uma interpretação subjectiva na sua aplicação. Neste modelo do Projecto Vénus, a sociedade é gerada como um espelho que reflete a própria natureza, com as variantes pré-definidas inerentes. Por outro lado, o Movimento Zeitgeist em si não é uma construção centralizada, esperando contar com a participação de todos. Não nos apresentamos para comandar, mas para organizar e educar.



Texto de apresentação traduzido livremente por mim. Se quiserem mais informação ou, ainda melhor, se quiserem fazer parte deste movimento, vão aqui.

Aconselho também uma busca na net para visualização (com tempo, está bem?) dos vídeos que se encontram disponíveis para aclaramento das intenções e produção de denúncias.

5 comentários:

Maria Manuela disse...

As coisas que eu aprendo contigo !!!

:)
bj

vermelho disse...

Olá linda! Ainda bem que assim é.
E este vale mesmo a pena conhecer. Com tempo...
Beijo na testa.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
The Venus Project Supporter disse...

Se você é apoiante, eu sou apoiante também. :)
este mês fiz 11 postagens novas sobre o movimento zeitgesit e não só, do projecto. Tudo o que é recente e diz respeito ao movimento e ao projecto é posto aqui para verem melhor. Tem tradutor para todas as línguas.

http://supportertvp.blogspot.com/