17 de outubro de 2008

Finíssimo humor árabe.

Um representante da Palestina na Assembleia Geral das Nações Unidas levanta-se para iniciar o seu discurso e diz: "Antes de começar a minha intervenção quero dizer-lhes algo sobre Moisés. Quando Moisés partiu a rocha e inundou tudo de água, pensou que aquela seria uma boa oportunidade para tomar um banho! Tirou a roupa, colocou-a ao seu lado sobre a rocha e entrou na água. Quando saiu e quis vestir-se, a roupa tinha desaparecido. Um Israelita tinha-a roubado. O representante Israelita saltou furioso e disse: "Que é que você está a dizer? Os Israelitas não estavam lá nessa altura."
O representante Palestiniano sorriu e disse: "Agora que tudo se tornou claro, vou começar o meu discurso..."

Não é minha intenção que este blog venha a ser um repositório de anedotas, mas esta, pelo seu teor dramático e pelo superior sentido de humor tinha de constar até porque, a brincar, toca na essência da questão Palestino-Israelita. Apesar de todas as sobreposições e ocupações históricas uma coisa é certa: Israel é um país fundado naquela região por imposição de Inglaterra e com a conivência dos Estados Unidos e outros estados, protegendo um povo que se considera superior a todos os outros mas, mais importante ainda, um povo que detinha a grande maioria do capital financeiro mundial. Sempre o vil metal. Pensavam que tinha sido para os compensar do Holocausto Nazi? Nada, os mais ricos não foram para nenhum campo de concentração, estavam exilados nos Estados Unidos desde o momento em que perceberam as intenções do Adolfo.


Em baixo podem ver, a verde os territórios árabes e a branco os israelitas, a evolução da ocupação israelita sobre os territórios árabes desde 1946 até 1999. As datas dos respectivos mapas são:
Mapa 1- 1946
Mapa 2- 1947 Plano de Divisão da O.N.U.
Mapa 3- 1948/1967
Mapa 4- 1999


2 comentários:

Maria Manuela disse...

Toda a gente sabe como e porque e por quem é que Israel foi criada.


Mas se recuarmos mais uns tempos, também percebemos que os judeus nunca foram apátridas...

vermelho disse...

O que se passa na Palestina é vergonhoso, por isso falei no assunto. É sempre bom ver-te por aqui.
Beijo na testa.