18 de setembro de 2008

Estás mesmo a pedi-las Ção!


6 comentários:

Diogo disse...

Ção é já resultado do acordo ortográfico? De qualquer forma, está a pedi-las, com ou sem acordo.

vermelho disse...

Olá Diogo, sejas bem-vindo!
A malta aqui é contra o acordo ortográfico. Lá porque resultamos das guerras de um gajo que bateu na mãe, não me parece que deva ser perpetuada essa atitude. Ou seja, porque é que deve ser a língua mãe a absorver aquilo que com ela fizeram? A ConstituiÇão é a eterna fodida neste país...
Abraço.

Diogo disse...

Os filhos dessa língua mãe emigraram e, durante muitos anos, as línguas dos filhos foram-se afastando da língua mãe que, entretanto, também se alterou.

Hoje em dia, com as telecomunicações e com uma troca muito maior de contactos entre mãe e filhos (telenovelas, etc.), talvez valha a pena reacertar algumas agulhas e voltarmos escrever de uma forma mais parecida. Quanto mais falada e lida for uma língua, maiores as vantagens para todos os que a falam e lêm.

vermelho disse...

Inteiramente de acordo contigo! Tive e tenho família emigrada em Angola, no Brasil e em Moçambique e sempre me relacionei com prazer com as variações (fonéticas e de significado) próprias de cada região, usando muito dos termos diariamente e, inclusivamente com uma dose de humor, gerando ao mesmo tempo nos interlocutores uma consciência sobre a nossa riqueza diversidade culturais. O que não me agrada de todo é aquela questão do facto»fato (fato de quê, de casamento...), acto»ato (ato os sapatos?), etc, que afectam directamente a comunicação escrita.
Abraço.

Ginger disse...

O que é que a Ção está a pedir?? =|
Um casaco?? =\

vermelho disse...

Olá gingerbread girl, sejas bem-vinda!
Se calhar é isso que ela quer, mas não é definitivamente aquilo que lhe dão...
Beijinho.